Contação de histórias é tema de live na Biblioteca Municipal Avertano Rocha
A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha deu mais um passo em direção à reabertura do espaço na última quarta-feira,28, com a transmissão on line do espetáculo “Liv’Em Histórias”, projeto da Cia. Girândola de Contadores de Histórias, contemplado pela Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Com público reduzido, a Biblioteca recebeu cerca de 30 convidados e adotou protocolos de segurança como medição de temperatura e distanciamento entre os espectadores.
“O projeto ‘De Portas Abertas’ permite que a comunidade artística solicite o espaço para produções culturais como oficinas, exposições, apresentações teatrais ou musicais e outras atividades que respeitem as limitações do prédio tombado e também do momento de pandemia que vivemos”, explica a diretora da BPMAR Gorete Figueiredo.
A Cia. Girândola de Contadores de Histórias já é prata da casa. Parte do elenco se formou no projeto “Arte Vida”, que oferecia oficinas de iniciação artística e cultural na BPMAR, ainda na primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues.
“Todo o elenco passou pela Biblioteca — como estudantes, servidores, participantes de oficinas ou oficineiros. Eles também fizeram parte do grupo que se uniu em prol da revitalização do espaço, antes da reforma feita na primeira gestão do Edmilson Rodrigues. É mais do que justo eles estarem ocupando esse espaço”, completa Gorette.
Inicialmente o grupo utilizaria o espaço da Biblioteca apenas para os ensaios. Porém, a ideia de também realizar a transmissão da live da BPMAR e a possibilidade de contar com um público reduzido foi bem recebida por todos. A apresentação serviu ainda como um presente à Biblioteca, que completou 49 anos na última semana e se prepara para a reabertura do espaço, que deve coincidir com o retorno das aulas presenciais na rede pública.
“A Cia. Girândola de Contadores de Histórias existe há cinco anos, mas atuamos com a contação de história há muito tempo, desde o Ônibus Biblioteca Levy Hall de Moura, implantado pelo Edmilson nas gestões passadas. Já estamos construindo a terceira geração de agentes culturais e sempre nessa parceria com a Biblioteca, porque também temos um compromisso com a promoção da leitura e em fazer da Biblioteca um espaço vivo”, conta Evanildo Mercês, integrante do elenco.